Maestro



CURRICULUM ARTÍSTICOS RESUMIDO

Maestro Hermes Coelho



Maestro e Compositor mineiro natural de Timóteo-MG e radicado no estado de São Paulo desde os 8 anos de idade. É Doutor em Música/Regência pela UNICAMP (2012) tema da tese: “O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada”; Mestre em Música/Regência pela UNICAMP (2006), tema: “Sinfonia de Salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação”; Graduado em Composição e Regência pela FAAM (1998), São Paulo; formado em Clarineta pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos (1988), São Paulo.
Têm participado de Cursos, Palestras e Workshops sobre regência coral e orquestral com maestros de alta referência internacional, como Erik Westberg (Suécia), Paul Oakley (EUA), Alberto Grau (Venezuela), Eph Ely (EUA), Dennis Jewett (EUA), Joseph Prats (Esp.), Bob Chilcott (Londres), Janet Gálvan (EUA). Hans Peter-Schurz (Berlim), Gunta Maleviça (Letônia), Rodney Eichenberger (EUA), Jamil Maluf (Brasil), Osvaldo Ferreira (Portugal), Nicolás Pasquet (Alemanha) e obteve orientação do maestro Hemult Rilling no Europäisches Musikfest Stuttgart-Alemanha nos anos de 2006 e 2010.
Tem estado à frente de diversas orquestras como “regente convidado”, tais como: Orquestra Sinfônica de Americana, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra L’Estro Armonico de São Paulo, Coral do Amazonas e, na Alemanha, atuou frente Gächinger Kantorei und Bach-Collegium Stuttgart.
Atualmente é regente titular e diretor artístico da Orquestra e Coral Ars Musicalis em Campinas, regente do Coral do Círculo Militar de Campinas, Canto Coral Exsultate de São Paulo, professor e regente titular de Música de Câmara Puc-Campinas.
Em 2011 realizou uma restauração da Ópera “A Noite do Castello” de Carlos Gomes e a apresentou em forma de Cortina Lírica no teatro do Centro de Convivência de Campinas através da Secretaria de Cultura e em parceria com a ABAL-Campinas e fundou a Orquestra Cia. de Ópera Carlos Gomes de Campinas.
É curador do Festival de Música Sacra de Campinas que realizou sua 11ª. edição em agosto/2013 e Conferência de Orquestra da PUC-Campinas que prepara a 6ª edição, outubro/2013.
Além das atuações na área da regência, dedica-se a composições e arranjos para formações corais, orquestrais e música de câmara.

PREMIAÇÕES:
2000 – Medalha Carlos Gomes – premiação aos destaques artísticos anual, em Campinas – Câmara Municipal de Campinas
2003 – Medalha Carlos Gomes – Premiação aos destaques artísticos anual, em Campinas – Câmara Municipal de Campinas com “Coral Integração Lucent Technologies”
2005 – Honra ao Mérito Herbert de Souza – “Betinho” – pelos relevantes projetos desenvolvidos junto à comunidade – Câmara Municipal de Campinas com “Orquestra de Câmara Ars Musicalis” – (projeto: A Orquestra vai à escola – Clássicos de jovem para jovem)
2006  – Medalha Carlos Gomes – Premiação aos destaques artísticos anual, em Campinas – Câmara Municipal de Campinas com “Orquestra de Câmara Ars Musicalis” e como “Maestro”
2008 – Primeiro lugar no Concurso para maestro titular da Orquestra Sinfônica de Americana
2013  – Medalha Carlos Gomes – Premiação aos destaques artísticos anual, em Campinas – Câmara Municipal de Campinas com “Coral do Círculo Militar de Campinas”